TRAGÉDIA! Fundador do grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Nabeiro, morre aos 91 anos vítima de doença em hospital de Lisboa!
Manuel Rui Azinhais Nabeiro, que nasceu em uma família humilde em Campo Maior e começou a trabalhar aos 12 anos, assumiu a empresa da família aos 17 anos após a morte do pai. Ele revolucionou o mercado de café, criando a Delta Cafés em 1961, com apenas duas bolas de torra de 30 kg de capacidade em um pequeno armazém de 50 metros quadrados.
Rui Nabeiro não só era um líder no mercado de café, mas também um político influente. Antes do 25 de abril de 1974, ele foi nomeado presidente da Câmara Municipal de Campo Maior em duas ocasiões e foi reeleito duas vezes após o sufrágio universal. Ele era um homem de negócios notável, tendo criado a Novadelta em 1982 e uma nova fábrica de torrefação em 1984, que na época era a maior da Península Ibérica.
Ele também fundou a holding Nabeirogest em 1988, que incluía investimentos em agricultura, vinho, distribuição alimentar, comércio automóvel, imobiliário e hotelaria. Rui Nabeiro era uma figura tão influente que foi condecorado com o grau de comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial Classe Industrial por Mário Soares em 1995 e com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique por Jorge Sampaio em 2006.
Em 2007, ele inaugurou o Centro Educativo Alice Nabeiro para atender às necessidades extra-escolares das crianças em Campo Maior. A Universidade de Évora também criou a Cátedra Rui Nabeiro em 2009, com o patrocínio da Delta, para promover a pesquisa, o ensino e a divulgação científica na área da biodiversidade.
O legado de Rui Nabeiro continuará vivo na indústria do café e na história de Portugal.