Um grande nome da advocacia portuguesa deixou-nos hoje. José Manuel Galvão Teles, fundador da prestigiada sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, faleceu aos 84 anos, deixando o país em choque.
Com mais de 60 anos de experiência na área, Galvão Teles foi um verdadeiro líder na defesa da democracia e dos direitos fundamentais. Para além disso, foi também um político empenhado, sempre lutando pelos valores em que acreditava.
Não só foi membro do Conselho de Estado, mas também Embaixador de Portugal junto das Nações Unidas e chefe de delegação em importantes missões de natureza política e económico-financeira. A sua dedicação ao país e ao seu povo nunca foram postas em causa.
Galvão Teles foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo em 2005 pelo Presidente da República Jorge Sampaio, e em novembro de 2022 recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade das mãos do atual Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa.
O país perde assim um grande nome da advocacia e um verdadeiro herói da democracia. Os nossos pensamentos e orações estão com a sua família neste momento difícil. Descanse em paz, José Manuel Galvão Teles.