As profecias da vidente búlgara Baba Vanga têm chocado o mundo há muitos anos. Embora quase três décadas tenham passado desde a sua morte, as suas palavras continuam a ecoar, especialmente as suas previsões catastróficas para 2023, que incluem um suposto risco nuclear.
Com a invasão russa na Ucrânia, o uso de armas e as constantes explosões, teme-se que um dos objetivos do Kremlin seja uma central nuclear ucraniana. Um possível ataque direto poderia causar um desastre ambiental potencialmente maior do que o acidente nuclear de Chernobyl.
Na manhã de 22 de junho de 2023, o presidente da Ucrânia, Volodímir Zelenski, publicou um anúncio nas suas redes sociais, afirmando ter recebido informações dos serviços de inteligência sobre as supostas intenções da Rússia de realizar um ataque terrorista à central nuclear de Zaporiyia.
Apenas uma semana antes, as forças invasoras russas destruíram a central hidroelétrica de Kakhovka, que fornecia água para um tanque de arrefecimento da estação nuclear. O ataque às barragens causou inundações em várias áreas ao sul da Ucrânia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, respondeu rapidamente à mensagem de Zelenski, descartando a preparação de um ataque à central e classificando as acusações como “outra mentira”. No entanto, Zelenski afirmou que partilharia “todas as provas” com os parceiros internacionais de Kiev e alertou que “a radiação não conhece fronteiras” e que os afetados dependeriam da “direção do vento”.
Funcionários de Moscovo indicaram que Rafael Grossi, o chefe de vigilância nuclear da ONU, viajará para a Rússia para se reunir com autoridades nucleares.
Portanto, caros leitores, parece que estamos à beira de um possível apocalipse nuclear, tal como previsto pela famosa vidente Baba Vanga. Será que Putin irá cumprir esta profecia sombria? Só o tempo dirá!