Início Entretenimento «Viriato» – Filme do líder lusitano que confrontou os romanos estreia em Outubro

«Viriato» – Filme do líder lusitano que confrontou os romanos estreia em Outubro

4 min lido
0
0
91

Filme sobre a vida de Viriato, importante líder lusitano que confrontou os romanos na Península Ibérica, tem a sua antestreia a 9 de outubro no Alma Shopping, em Coimbra.

“Viriato”, realizado por Luís Albuquerque, é uma grande produção cinematográfica, sem apoio financeiro do ICA, que surge como uma homenagem a este chefe guerreiro, que é muitas vezes esquecido. O filme foi rodado nas regiões de Seia, Viseu, São Pedro do Sul e Paços de Ferreira.

“Há milhares de anos houve um português que lutou e deu a sua vida pelo território que, mais tarde, se tornou a Lusitânia. Contra os avanços do império romano, possuidor de uma garra imensa, escolheu dedicar a vida à proteção das suas gentes e das suas terras, contra tudo e contra todos. O seu nome era… Viriato.”

Com cerca de 250 pessoas (entre figurantes e elenco) “Viriato” é um filme de época que não recebeu apoio financeiro do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual). Contou com o apoio da Viv´Arte (Laboratório Nacional de Recriação Histórica), da Federación de Tropas y Legiones de Cartagena, da Timelapse-Media, da Câmara Municipal de Seia e da Câmara de S. Pedro do Sul.

“Não havendo trabalhos devidamente documentados relativos a Viriato, o projeto ganha pelo facto de querer fazer renascer um herói português, retratando um período histórico conturbado em que a perseverança de um único homem conseguiu aliar as diversas comunidades para um grande objetivo: a luta contra o gigante romano”, lê-se no comunicado de imprensa.

Com argumento de Ana Carolina Pascoal, fotografia de João Traveira e de Luís Pereira, banda sonora original de Luís Sousa, o elenco é composto por Alexandre Oliveira, Margarida Sousa, Mário Bertô, João Damasceno, Mário da Costa, Jaime Monsanto, Miguel Babo, Vânia Fernandes, Yuri Ribeiro, João Oliveira, Pedro Rodrigues, Paula Queirós, Ana Bárbara Queirós, Tiago Santos, António Albuquerque e João Paiva.

“Viriato”, com distribuição da NOS-Audiovisuais, estreia nas salas de cinema portuguesas no dia 10 de outubro nos cinemas NOS e Cinema City.

Ver vídeo


Ver mais artigos relacionados
Ver mais de redacao
Ver mais em Entretenimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verifique também

Tempestade na Madeira para este domingo colocam a ilha de alerta

De acordo com a previsão descritiva do IPMA, a Madeira está debaixo de um aviso amarelo de…