Início Mundo Descoberta uma cidade com mais de 5 mil anos no Israel

Descoberta uma cidade com mais de 5 mil anos no Israel

3 min lido
0
0
41

Uma grande cidade cosmopolita foi descoberta no Norte de Israel. Durante a construção de uma auto-estrada os trabalhadores surpreenderam-se ao encontrar a «cidade».

Os arqueólogos consideram que se data do início da Idade do Bronze, ocupava 65 hectares e aí habitaram cerca de 6000 pessoas.

A cidade, em En Esur, terá sido construída sobre uma outra grande vila que já existia dois mil anos antes.

O que significa que, há sete mil anos, já existiria ali uma grande população fixada e que os povos começaram a construir cidades naquela região muito antes do que se pensava.

Além disso, seria já uma sociedade complexa e socialmente estratificada com as descobertas arqueológicas a revelaram diferenças no tamanho e características das sepulturas.

Estradas, um cemitério e um templo.

Esta foi a maior escavação alguma vez realizada em Israel, abrangendo uma área de quatro hectares.

No entanto, os investigadores estimam que só conseguiram escavar ainda menos de 10% da antiga cidade, explicou ao Haaretz Yitzhak Paz, arqueólogo da Autoridade de Antiguidades de Israel que liderou o projecto.

A cidade tinha uma grande população e estava devidamente organizada. Dispunha de silos para armazenar comida e uma rede de estadas e becos cercados de pedras e outros materiais de forma a minimizar o impacto das cheias durante a estação chuvosa, assim como outros edifícios públicos e um cemitério.

Apesar de aquela população não ter, à data, desenvolvido ainda um sistema de escrita, acredita-se que teria contacto com outros povos, depois de terem sido encontradas peças de cerâmica provenientes de locais como o Egipto.

Segundo os investigadores, as descobertas dão uma nova visão sobre o período em que populações rurais começaram a reunir-se em ambientes urbanos.

Ver vídeo


Ver mais artigos relacionados
Ver mais de redacao
Ver mais em Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verifique também

Tempestade na Madeira para este domingo colocam a ilha de alerta

De acordo com a previsão descritiva do IPMA, a Madeira está debaixo de um aviso amarelo de…